Dicas para desentupir canos em 30 minutos

Um cano entupido no lavatório, na banheira ou no lava-loiças tem solução relativamente rápida. Perante os sinais de alerta, não hesite em atuar. Por isso, se verificar que a pia demora mais tempo a escoar, que a água se acumula nos pés enquanto toma o seu duche ou se sentir cheiros desagradáveis, aqui ficam 10 dicas para desentupir canos em 30 minutos. Mas atenção: caso o problema persista nada melhor do contar com o trabalho de canalizadores profissionais.

Formas de desentupir canos:

  • Utilize um Cabide de Arame Dobrado

Muito simples: pegue num cabide de arame normal e endireite-o o melhor que conseguir. Depois dobre uma das extremidades para criar um pequeno gancho. Introduza-lo pelo cano abaixo e comece a retirar os resíduos que se acumularam para fora do ralo. Atenção, que a ideia é puxar e não empurrar! Quando tiver tudo o mais limpo possível, abra a água quente para acabar de limpar.

  • Sal e Bicarbonato de Sódio

Para desentupir os canos pode optar por uma mistura que vai dissolver os resíduos e sujidade acumulada. Misture ½ chávena de sal com ½ chávena de bicarbonato de sódio e despeje no ralo. Deixe atuar durante cerca de 10 a 20 minutos e, depois, despeje água quente.

Pode também usar uma solução efervescente com 1/3 de bicarbonato de sódio com 1/3 de um copo de vinagre, mas neste caso o ideal é esperar uma hora ou até mesmo deixar de um dia para o outro.

Para os canos muito entupidos junte 1 copo de vinagre, 3 colheres de sal e 1/2 copo de bicarbonato de sódio. Espere um pouco e depois despeje água a ferver.

  • Aspirador de Pó e Líquidos

Este truque nem sempre funciona, mas vale sempre a pena experimentar. Caso tenho um aspirador de pó e líquidos ajuste-o nesta última opção e crie a vedação mais apertada que conseguir sobre o ralo. Ligue o aparelho no máximo e puxe os resíduos pelo cano acima.

  • Água a Ferver

Mais simples é impossível: ferva o máximo de água que conseguir e despeje-a lentamente pelo ralo abaixo em duas ou três fases, dando tempo para que a água quente atue durante vários segundos entre cada uma delas.

  • Soda Cáustica

Outra solução passa por usar soda cáustica. Mas atenção: a soda – que é também conhecida como Hidróxido de Sódio – pode causar queimaduras químicas, pelo que deverá proteger-se com luvas de borracha e óculos ao manuseá-la. Despeje 3 litros de água fria num balde e adicione 3 copos de solda caustica. Mexa com uma colher de madeira até começar a ver que a solução começa a efervescer e aquecer. É aqui que a deve despejar no ralo, deixando atuar durante 20 a 30 minutos. Depois despeje com água a ferver para finalizar a limpeza. Se não resultar à primeira, repita o procedimento.

  • Desentupidor Tradicional

Pode sempre experimentar também o desentupidor de borracha tradicional. Nos casos mais simples pode ser a solução mais prática e eficaz! Ao criar sucção, o desentupidor liberta o cano do que estiver a causar o entupimento de uma forma ecológica, pois não polui a água e enquanto ferramenta é sustentável e reutilizável.

  •  Detergente

Se o cano não estiver cheio de água, deite um pouco de detergente da loiça pelo cano abaixo, seguido de água a ferver. Este truque funciona especialmente nos canos da cozinha, que têm tendência a ficar gordurosos.

  • Fermento em Pó

Coloque 2 colheres de fermento em pó no ralo e despeje uma panela de água a ferver por cima. O resultado será uma solução efervescente que libertará a sujidade que estiver a entupir o cano.

Caso estas dicas caseiras não funcionem, existem inúmeros produtos líquidos de desentupimento nos supermercados. Só tem de seguir as instruções que encontrar na embalagem e voilá!

You May Also Like